'LEGÍTIMAS"


"Legítimas"

"Protagonismo e Empoderamento das mulheres
na ação participativa e representativa na Cultura Hip Hop Brasileira."


Em fevereiro de 2005 Tana resolve colocar em prática suas idéias musicais e parte em busca de uma alternativa para realizar o sonho de mostrar o seu trabalho musical, e então convida sua amiga Malu Flor do guetto, que estava as vésperas de também iniciar o seu registro fonográfico. E foi assim que foram trocando idéias sobre música e suas influências, então surge a primeira oportunidade de realizarem um trabalho juntas.
As rappers em bits dançantes e contagiantes misturam vocais e harmonias intercalando mensagens conscientes e reais. Compositoras de suas próprias músicas, relembram e trazem a tona leves influências do samba, r&b, mpb, e raízes da black music nacional e internacional ilustradas na mais pura interpretação e concepção de dois olhares de vida de mulheres que se encontram em suas carreiras de mc e unem suas forças afirmando pensamentos e apontando para o futuro onde expressam valorização, respeito e auto- estima, em um repertório que mostra a realidade da mulher que vive o dia a dia, sem perder o espírito de luta, protesto, reivindicação de seus direitos, e contestações priorizando a valorização da mulher em todos os seus aspectos. Tana e Malu externam assuntos que abrangem o universo feminino do Rap Brasileiro.
Em fevereiro de 2006, visando fortalecer a presença das mulheres na cena musical,Tana e Malu decidem então convidar a cantora Xaúnali, que com sua influência black norte-americana enriquece ainda mais o trabalho, e este então, passa a ter o nome de "Legítimas". Não é um grupo mas sim o encontro e a união das Rappers gaúchas Malu Viana (Flor do Guetto) de Eldorado do Sul, Tana (Pérola Negra) de Gravataí, e Aline (Xaúnali) do bairro Partenon de Porto Alegre, que juntas pretendem divulgar mensagens de bem e conscientização social.

Histórico:
(Malu) Flor do Guetto
Em 1994, Malu Viana inicia a sua participação no movimento dos bailes "Blacks" de Porto Alegre aonde a cultura "RAP" é iniciada no estado do RS.
Em 1997, Idealiza uma nova forma de expressão criando em parceria com o rapper Mano Brown do Racionais Mc´s a iniciativa de introduzir um grupo de Rap Feminino Gaúcho fazendo surgir então o grupo "Flor do Guetto" que possui como marca o posicionamento e a força contestativa da vida e da realidade de mulheres negras na luta pelos seus direitos, respeito e dignidade, em sua 1ª música de trabalho chamada "Toque Feminino", música esta, que retrata a dura realidade de uma sociedade racista, machista, sexista e excludente partindo de um relato na sua mais pura essência feminina.
Malu Viana, com representatividade não só no movimento hip hop gaúcho, mas com forte atuação em movimentos sociais como de (mulheres, juventude da periferia e o jovem negro, o direito a comunicação popular e comunitária) torna-se referência e uma das lideranças femininas do hip hop em âmbito nacional levando a cultura hip hop gaúcha a ser conhecida em estados como São Paulo,Belo Horizonte,Rio de Janeiro, mostrando com isso a luta do movimento hip hop feminino da região sul do país, seu trabalho e a sua cultura.
Em 1999, já com 2 anos de atuação, o grupo "Flor do Guetto" recebe o 1º prêmio de sua existência ("Revelação do Rap Feminino gaúcho") que na época foi idealizado pelo rapper e produtor Celso do grupo Polêmica e 4P e DJ Anderson da banda Ultramen.
Em 2001, a Idealizadora do grupo flor do guetto, Malu Viana passa a assinar o seu nome artístico como "Mc Flor do Guetto"´e resolve investir na sua carreira solo e totalmente independente e contou com a parceria e apoio de músicos e grupos de rap renomados da capital gaúcha como: Paulo Romeu do bloco afro (Odomode) onde participa da música Raiz Afro Gaúcha, Anastácias, Marcos Ungaretti, Seguidor F, Baze (Da Guedes) Piá (Projeto Rap Porto Alegre rádio Ipanema) entre outros.
Como produtora destacou-se na área de eventos sociais e culturais com sua marca registrada de mulher forte e guerreira na militância da luta anti-racista realizando eventos, seminários e debates contra a exclusão e a discriminação de gênero, classe e raça, participando de eventos regionais, nacionais e internacionais onde integrou por quatro anos consecutivos o Comitê Organizador do Acampamento Intercontinental da Juventude (COAIJ) do Fórum Social Mundial nos anos de 2002, 2003, 2004 em Mumbai /Índia e 2005 o Projeto Cidade Hip Hop, 1º e 2º Fórum Nacional de Hip Hop, e a coordenação da grade do Palco Principal chamado" Hip Hop é Compromisso". Em 2006, representa em Lima no Peru o Brasil, no encontro da rede de jovens da América Latina.
Em 8 de outubro de 2005 "Flor do Guetto" comemorou 4 anos de carreira solo. Nestes últimos quatro anos realizou um investimento em seu instrumento de trabalho mais precioso, a sua própria voz. A Sua caminhada profissionalmente desponta em Porto Alegre aonde mostra seu pioneirismo e consegue romper a barreira do machismo e do preconceito inovando as chamadas locuções e spots para festas e eventos de hip hop, introduzindo sua voz no meio masculino. Malu com sua luta pelo profissionalismo na cultura hip hop foi mais adiante nesta busca e identificou o vácuo existente nos meios de comunicação de rádio e TV não só do sul mas em todo âmbito nacional .
Em 2006, atua como uma das coordenadoras da CUFA do Rio Grande do Sul onde é a Secretaria Geral, Apresentadora e produtora do programa Confraria Castro Alves (canal 16 da net) da TV Assembléia onde entrevista, apresenta e aborda os assuntos sociais,culturais e sociais pertinentes as políticas públicas para a juventude, e mostrando o que existe de iniciativa para as comunidades com falta de oportunidades e a cultura hip hop gaúcha e nacional, em 2005 representou o rapper mv bill sendo membro do Conselho Nacional de Juventude (CONJUV) representando a organização de jovens CUFA/Frente Brasileira de Hip Hop. Está em estúdio preparando o seu single e seu videoclip ambos sem título definido no momento, mas sim provisório intitulado "A Largada". Além do mais prepara sua grife de roupas onde levará seu nome artístico "Original Mulher Brasileira by Flor do Guetto", primeiramente com artigos e acessórios direcionados ao público feminino infanto-juvenil e adolescente que são fortes adeptos da sua forma de comunicação e atuação de trabalho dentro da cultura hip hop.
(Tana) Pérola Negra

A Rapper Pérola Negra (Tana) gaúcha, residente da cidade de Gravataí /RS nasceu de um sonho, pelo amor incontestável que sente pelo rap. Desde cedo soube o que queria. Foi criada em um meio às rodas de festas funk que aconteciam em sua casa e com isso trás no sangue o ritmo contagiante que impulsiona e embala o coração.
Em 1998 com 13 anos de idade começou a escrever suas primeiras letras e composições como um clássico do rap que retratava ás dificuldades do dia a dia de quem vive na periferia. Desde sua infância observava sua família festejar e escutar um bom som e com isso imaginava-se em um palco fazendo com que essas pessoas sentissem a mesma vontade.
Em 2002 a rapper participa de um grupo gospel chamado rappers em movimento.
A rapper ressalta que prefere atuar mais na área musical como mc, sempre destacando a presença da mulher negra gaúcha citando em suas composições prenda afro-brasileira.
Tem como exemplo três pessoas significativas em sua vida: Em primeiro o seu pai, em quem busca inspiração para encontrar o ritmo para a produção de suas músicas, foi por causa dele que tudo começou. Em segundo sua mãe, quem tem como porto seguro, é nela que se espelha e tira força. E e em terceiro sua avó, exemplo guerreiro, pois foi ela que ensinou a lutar pelos seus sonhos. participação entre alguns grupos de sua cidade como backing vocal. Tana passou por alguns grupos mas não obteve sucesso. Hoje amadurecida, a rapper “Pérola Negra” (Tana) aliada a rapper (Malu Viana) “Flor do Guetto” idealizaram a dupla de Mc´s do grupo de rap feminino gaúcho intitulado “Legítimas” e o objetivo desta união é abrir espaço e massificar a união feminina no rap de forma que as mulheres possam expressar e mostrar seu talento.
Xaúnali (Aline)

Iniciou sua carreira musical em 1999 na banda Virtude Consciente, onde realizou apresentações no CCR - Centro Cultural Redenção. Em 2000, cantou com o grupo Voz ativa no Evento Trocando Idéia.
2001,Com Mc Mário Pezão gravou a música "Meu Amor pra vc" divulgada nas principais rádios, como Cidade e Metrô.
2002, Participou do 5 º Festival de Música de Porto Alegre com música "Venha Viver"que ganhou menção honrosa como melhor backing vocal.
Participou da coletânea do cd hip hop pela paz realizada pelo Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.
Participou com o rapper Jef Conex, da gravação do DVD "Outra zona sul é Possível " com a música "Tente Evitar" que toca nas rádios Ipanema e metrô.
2005- Participou da lançamento do site da ong Alvo Virtual onde cantou junto ao grupo Seguidores.
Atualmente faz parte da banda "Química Beat", que mistura o rap com todas vertentes da música negra.
Com suas representatividades Pérola Negra (Tana), Flor do Guetto (Malu Viana), e Aline (Xaúnali) fortificam a presença das mulheres no espaço musical da cena brasileira do rap, quebrando e arrebentando correntes invisíveis do preconceito e do machismo existente há séculos na sociedade e no mundo. Machismo este que na maioria das vezes impede que mulheres possam expressar os seus sentimentos e até mesmo mostrar que tem talento ... isso é Legítimas.
"Enfim Se o rap é a Cena, e o hip hop nossa cara, então ...
muito prazer somos : "As Legítimas" (Pérola Negra, Flor do Guetto , Xaúnali)

Composições atuais:
" Erga a Cabeça" – Letra: Tana (Peróla Negra)
" É Só saber querer " Letra: Malu (Flor do Guetto)

Informações (011) 73221002 - Flor do Guetto

Comentários

Anônimo disse…
Aqui está o histórico do grupo um pouco da caminhada da cada uma de nós e o quanto batalhamos para estar onde estamos hoje é resgatando a nossa própria história do presente e do passado é que conseguimos vislumbrar o futuro e a alegria de viver, mas sem lutar a alegria com certeza não seria a mesma.

Postagens mais visitadas