Semana da Cultura Hip Hop de 2011 ( São Paulo)

Semana da Cultura Hip Hop de 2011

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) junto com a Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e com o apoio do Fórum de Hip Hop Municipal, realizam a Semana da Cultura Hip Hop de 13 a 19 de março.

O evento acontece em toda a cidade de São Paulo, destaques para as atrações na Câmara Municipal, Galeria Olido no Boulevard São João e a programação especial no Centro Cutltural da Juventude (CCJ). Os CEUs Inácio Monteiro, Casablanca, Perus e Jaçanã também abrigam as apresentações.

A Semana do Hip Hop gerenciada pela Coordenadoria de Assuntos da População Negra (CONE) e pela Coordenadoria da Juventude, também conta com os oficineiros cedidos pela da Coordenadoria de Convivencia, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES).

Durante a semana irão acontecer debates, oficinas e apresentações artísticas. No primeiro dia do evento, 13, das 12h às 18h, os temas abordados são: Hip-Hop em São Paulo; História viva do Hip-Hop em São Paulo; Hip-Hop em ação e Produção de Hip-Hop.

Os participantes podem acompanhar outras mesas de debates no decorrer da programação semanal, que são relacionadas ao “Hip Hop combatendo a violência da juventude negra”. Além de abordar as questões sobre a mulher, saúde, educação, drogas, geração de renda, segurança pública, racismo, exclusão, descaso urbano, políticas púbicas, qualificação, implementação e acesso.

CCJ recebe Emicida na semana do HIP HOP


O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), localizado na Zona Norte de São Paulo, realiza uma programação especial voltada ao hip hop nos dias 18 e 20 de março.

O projeto Arte Mãe traz ao anfiteatro do CCJ rappers mulheres que vem mostrar suas habilidades com os toca discos dentro da cultura hip hop. A abertura está marcada para às 20h.

O destaque vai para o Emicida, nome artístico de Leandro Roque de Oliveira, considerado uma das maiores revelações do hip hop dos últimos tempos. Sua apresentação será acompanhada pelos MCs Sombra e Rashid.

O "rapper do momento", natural da zona norte da cidade, começou a se destacar por conta dos torneios de freestyle, uma espécie de berçário do rap.
Em 2009 lançou seu primeiro trabalho, "Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida Até que Eu Cheguei Longe" e sua “mixtape” – ele não usa o termo CD ou disco - mais recente é “Emicídio”.

Antes do show de Emicida o coletivo Caos do Subúrbio, formado por quatro MCs, Eliabe Caos, Gegê, LuizPreto e Negro Rás, além do DJ Guinho, interpreta canções como "Mundo Novo" e "Um Emici". Também foram convidados para essa apresentação, NusCorre, Odisseia das Flores, Phantom (Boca do Lixo) e Rincon Sapiência. A apresentação é de Réu e Mamuti e a discotecagem dos DJs Dan Dan e Guinho.

HIP HOP

A cultura homenageada no evento, Hip Hop, iniciou durante a década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o Dj, a dança breakdance e a escrita do grafite. Além de outros elementos, que incluem a moda e as gírias hip hop.

As apresentações de MC’s , DJ’s, danças, sessões de cinema, oficinas de DJ, produções musicais, literatura, grafite são destinadas ao público em geral. Os interessados podem conferir a programação,

Serviço:

Semana do HIP HOP

Quando: 13 a 19 de março

Onde:
Câmara Municipal – Endereço: Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista
Galeria Olido – Endereço: Avenida São João, 473
Boulevard São João – Endereço: Rua São Bento, 465
CEU Inácio Monteiro – Endereço: Rua Barão Barroso do Amazonas, s/nº
CEU Casablanca – Endereço: Rua João Damasceno, 85 – Jd. Casa Blanca / Jd. São Luiz
CEU Perus – Endereço: Rua Bernardo José De Lorena, s/n
CEU Jaçanã – Endereço: Rua Antônio César Neto, 105
Programação: Acesse a programação completa aqui


Programação especial no CCJ

Quando: 18 e 20 de março
Onde: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) – Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641. Vila Nova Cachoeirinha
Dias e Horários:
18/03
20h: Projeto Arte Mãe
20/03
13h e 17h: O coletivo “Caos do Subúrbio”
18h: Apresentação Emicida

Comentários

Postagens mais visitadas