Direito à Cidade: tensões, invisibilidades e resistências.(DEDS-UFRGS)


Já ouviu falar em "Direito à Cidade", mas quer saber mais sobre o assunto, conversar com pessoas que pesquisam, atuam, mobilizam-se na sociedade com relação a esse direito? Então vem para o Conversações Afirmativas, dia 26 de abril!
O Projeto Conversações Afirmativas traz para a roda o tema Direito à Cidade, cada vez mais necessário de se pôr em pauta, em tempos de gentrificação contínua em nossa cidade, e em tantas outras, de privatização de locais públicos, de descaso com as populações menos favorecidas sociofinanceiramente e periféricas. Vamos falar sobre o que abrange o direito à cidade em termos conceituais e legais, além de conversar com representantes de movimentos sociais populares de moradia e cultura sobre suas experiências de luta a favor de direitos coletivos.
Teremos a satisfação de conversar com nossos convidados:
- Alex Cardoso, do MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis;
- Antônio Ezequiel, do MNLM - Movimento Nacional de Luta pela Moradia;
- Malu Viana, Rapper do Movimento Hip Hop (1994) ,Radialista e Produtora Cultural e Fórum de Enfrentamento ao Extemínio e o Genocídio da Juventude - Regional Sul (PR-SC-RS)
- Marina Meirelles, do Coletivo de Dança Underground Queen
- Mauri Cruz, do CAMP - Centro de Assessoria Multiprofissional
- Vanessa Marx, professora de sociologia da UFRGS
- Você! (Não vai perder essa, né?)
Além de tudo isso, surpresas artísticas durante o evento! (em breve, spoilers 😉)
O evento é organizado pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social em parceria com os convidados desse evento e também com os professores Daniela Cidade e Paulo Soares, da UFRGS.
Dia 26/04/2019, às 14h, na sala 102 da Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110). Entrada gratuita e aberta a quem quiser vir! Válido como ação de capacitação para servidores da UFRGS, que podem se inscrevem no portal do Servidor.

DEDS promove roda de conversa sobre questões de moradia e cultura na cidade

A primeira roda de conversa deste ano do projeto Conversações Afirmativas traz para debate o Direito à Cidade: tensões, invisibilidades e resistências. Em 2019, Direito à Cidade será o tema principal das ações do projeto. O evento, que incluirá várias atividades artísticas, convida para diálogo representantes de movimentos sociais de moradia e cultura sobre suas experiências na busca por uma cidade mais justa, democrática e cidadã. A roda de conversa acontece no dia 26 de abril, às 14h, na sala 102 da Faculdade de Educação da UFRGS.
Os convidados são representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Alex Cardoso; do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Antônio Ezequiel; do Movimento Hip Hop e produtora cultural, Malu Viana; do Coletivo de Dança Underground Queen, Mauri Cruz; do Centro de Assessoria Multiprofissional (CAMP), Marina Meirelles; e do Departamento de Sociologia da UFRGS, a professora Vanessa Marx.
O diálogo é organizado pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS-Prorext) em parceria com os convidados e também com os professores Daniela Cidade e Paulo Soares, da UFRGS.
A entrada é gratuita e as inscrições devem ser realizadas no local. O evento é válido como ação de capacitação para servidores da UFRGS, que se inscreverem no Portal do Servidor.



Comentários

Postagens mais visitadas