V Seminário “Desafios e Soluções para a Inclusão Digital de Comunidades Urbanas, Rurais e Povos Tradicionais” na Expotec 2020.

Expotec 2020  13° Encontro da ANID.  

V Seminário “Desafios e Soluções para a Inclusão Digital de Comunidades Urbanas, Rurais e Povos Tradicionais”



De forma totalmente participativa, foram feitas reflexões em torno dos problemas da exclusão digital de populações tradicionais, urbanas e rurais, assim como aprofundar reflexões sobre internet e cidades inteligentes. O objetivo final foi provocar uma articulação e criação de uma agenda de atuação entre os participantes.O seminário aconteceu em Novembro no centro de convenções de João Pessoa.
Seminário sobre Inclusão Digital agrega valor a EXPOTEC 2020
Povo Pankararu marca presença no V Seminário
Em seu segundo dia de vasta programação remota e presencial, a EXPOTEC promoveu a 5ª edição do Seminário que discutiu os desafios e soluções para a inclusão digital de comunidades urbanas, rurais e povos tradicionais.
O evento, que acontece em paralelo dentro da EXPOTEC é uma iniciativa da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), com pautas voltadas para as comunidades em um processo de imersão de povos e culturas das mais variadas vertentes e incluídos em espaço de igualdade para promoção de ideias e projetos que venham a contemplar os grupos que representam.
O presidente da ANID, Percival Henriques em conversa com o Blog, disse que vê com entusiasmo a presença destes representantes de comunidades com necessidades tão fortes e que mesmo assim, buscam através do conhecimento e de inciativas como o Seminário, discutir e buscar parcerias que possam ser aplicadas de forma a atender as suas demandas no que se refere a inclusão social e digital.
Para o representante da comunidade e liderança indígena, Lafaete Pankararu que foi um dos autores da proposta para realização do Seminário, a importância de estar dentro da EXPOTEC, construindo pautas tão relevantes para as comunidades é um avanço e que com o trabalho de Inclusão que a ANID promove, participar das discussões com a possiblidade de trazer mesmo em temos de pandemia, uma parte significativa de seus companheiros de luta, já é em si uma grande conquista.
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), representado pela Conselheira e professora da Universidade Federal do Amazonas, Tanara Lauschner, em sua fala ressaltou a importância de realizar dentro da EXPOTEC um Fórum de discussões tão relevantes para os povos tradicionais e disse que não se pode pensar em qualquer projeto de Inclusão Digital que não estejam inseridas as comunidades.
Na coordenação do Seminário, Malu Viana do Movimento Hip Hop concluiu chamando a atenção para a grande transformação social em que todos somos responsáveis, no sentido de garantir que nenhum direito seja negado e agradeceu a oportunidade de participar da 5ª edição da EXPOTEC dentro do trabalho de Inclusão Digital que a ANID promove.
Vamos Assistir o Vídeo da Palestra e compartilhar Exclusão Digital no Brasil com ( Malu Viana e Lafaete Pankararu) e Convidad@s.



 



Comentários

Postagens mais visitadas