O SOPAPO POÉTICO VOLTOU


O SOPAPO POÉTICO VOLTOU

O SOPAPO POÉTICO destaca a presença das mulheres negras que atuam no movimento HIP HOP no Rio Grande do Sul. 
As convidadas deste mês são as MCs FLOR DO GUETTO, MALIZI UBUNTU e o duo NEGRAS NA BATALHA, formado pelas MCs Nega Bula e Nega Byll. 

O Sopapo Poético teve início em março de 2012, com a proposta de ser uma referência para a poesia negra em Porto Alegre. A exemplo de outros saraus com temática negra que proliferam no Brasil, o Sopapo busca, através da expressão da arte, sobretudo da poesia, renovar e ampliar a visão da sociedade para a cultura de matriz africana, desmistificando os estereótipos sociais. 
O "encontro de vozes vivas" acontece sempre na última terça-feira de cada mês na Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul - AECPARS - Av. Ipiranga, 311.

O Hip Hop, em seus cinco elementos (mc, dj, grafite, dança e conhecimento), se coloca, em nível global, como uma autêntica representação das lutas dos movimentos negro e social pelo fim das desigualdades, que estão na base da criminalidade e violência que tanto preocupam grandes e pequenas cidades.
Na primeira edição do ano de 2013, o Sopapo Poético destaca a importante participação das mulheres negras no movimento Hip Hop no Rio Grande do Sul. 

As convidadas deste mês são as MCs Flor do Guetto, Malizi Ubuntu e o duo de rap Negras na Batalha, formado pelas MCs Nega Byll e Nega Bula (Paula Cristiane e Luíza Helena). 

MC FLOR DO GUETTO é o nome artístico de Malu Viana, radialista, educadora social, produtora cultural e integrante da coordenação Frente Nacional das Mulheres no Hip Hop (FNMH2). O seu trabalho possui como marca a força contestadora da vida e da realidade das mulheres negras na luta pelos seus direitos, respeito e dignidade. Em sua trajetória como rapper, destaca-se a participação nos grupos de rap feminino "Flor do Guetto" e "Legítimas". 

MALIZI UBUNTU, ex-integrante do premiado grupo de rap feminino "Anastácias", está de volta ao meio musical com um trabalho autoral, acompanhada de uma banda cuja filosofia abriga a expressão africana Ubuntu (sou o que sou pelo que somos), na busca do compartilhamento que conecta toda a humanidade. A banda Ubuntu, além de Malizi, possui em sua formação Davis Xavier (violão), Junior Oliveira (percussão) e Edilson de Paula (teclado). 

NEGRAS NA BATALHA é um duo de rap de São Leopoldo/RS. Originado em 2005 como o "Trio NB", atualmente é formado pelas MCs Nega Bula e Nega Byll, nomes artísticos de Luisa Helena e de Paula Cristiane. Além das atividades musicais, o grupo participa de ações sociais e marca presença em eventos contra a discriminação e em defesa dos direitos das mulheres.


Paralelamente ao sarau poético-musical, acontecerá o SOPAPINHO, espaço no qual as crianças presentes desenvolvem atividades acompanhadas de educadoras. Haverá também uma pequena exposição de produtos e roupas africanas, artesanato, além de uma área de alimentação. 

O Sopapo Poético acontece na Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre (AECPARS), entidade que, desde a primeira edição, cede as suas dependências e dá amplo apoio à realização dos eventos. 

SERVIÇO

O QUÊ: SOPAPO POÉTICO: PONTO NEGRO DA POESIA
QUANDO: 26 DE MARÇO DE 2012 (TERÇA-FEIRA)
ONDE: ASSOCIAÇÃO DAS ENTIDADES CARNAVALESCAS (AV. IPIRANGA, 311)
HORÁRIO:
19H (SOM MECÂNICO, RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES/CONVIDADOS, EXPOSIÇÃO DE LIVROS, ROUPAS E PRODUTOS AFRO, ALIMENTAÇÃO)
20H (INÍCIO DO SARAU DE POESIA E MÚSICA NEGRA)

ENTRADA FRANCA

Contatos:
Pâmela Amaro – (51) 9365-3315
Cristina Yami – (51) 9256-0604
Vladimir Rodrigues – (51) 9218-5449
Kyzzy Barcelos – (51) 9332-1868
sopapo.poetico@gmail.com









Comentários

Postagens mais visitadas