Negras e Negros na Cultura, na Ciência e nos Movimentos Sociais (UFSM)

Negras e Negros na Cultura, na Ciência e nos Movimentos Sociais (UFSM)




A Associação ARÁ DUDU e a Pondà Assessoria em prol da Luta Contra a Discriminação Racial apresentam 15 dias de luta: "Negras e Negros na Cultura, na Ciência e nos Movimentos Sociais"!

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

21/03
9:30h - Abertura:
Local: Em Frente ao Prédio da Reitoria - UFSM
Ato contra o Racismo. Caminha contra Discriminação Racial até o Centro de Convenções.

10:30h 
Abertura da Exposição Fotográfica - Negras e Negros na Cultura, na Ciência e nos Movimentos Sociais 
Fotógrafo: Dartanhan Baldez Figueiredo
Local: Centro de Convenções

11h Performance "Falar Fazendo" com Manoel Luthiery
11:20h Lançamento da Plataforma Digital/ Website da Associação Ará Dudu
11:40h Exibição do documentário Preto Pobre Puto - PPPPé de Coelho Filmes.

12h - Olubajé - Coquetel de Degustação de Comidas Africanas.

25/03
16h - Momento Música de Preto com:
Elen Janine Ortiz
Zan Ribeiro
Arianne TeLima. Arianne Teixeira De Lima

29/03
Roda de conversa. Mulheres Negras: Militância e Protagonismo das Pretas.
Mediação - Grupo de Estudos sobre o Pós-Abolição - GEPA - Grupo de Estudos sobre o pós-Abolição
Participação Especial - Rapper Malu Viana (Página Oficial Rapper Malu Viana)

TODOS OS DIAS: MOSTRA DE BONECAS NEGRAS DA ARTESàLucia Severo - Baiana.

Sobre o Fotógrafo:
Dartanhan Baldez Figueiredo
Fotógrafo Amador
Professor de Física da UFSM

“... Nos meus registros em eventos culturais ou em movimentos sociais, busco a espontaneidade do momento, ou seja, que meu ato de fotografar não altere a cena, com isto penso estar relatando a essência das pessoas no momento, mas quando busco a luz, o enquadramento e o instante estou colocando as minhas concepções e minha visão de mundo. Nesta exposição protesto, sobre as manifestações racistas na UFSM, espero que as fotos passem esta visão...”

Curadores:
ASSOCIAÇÃO DE ARTE E CULTURA NEGRA ARÁ DUDU
No ano de 2014 começou a nascer um anseio em nossos corações e este anseio se tornou um sonho.
Um sonho de realizar uma nova proposta, uma construção coletiva, estruturada a partir de uma equipe majoritariamente negra que trabalhasse com arte e produção de cultura negra em Santa Maria e região.
Este anseio, agora sonho, partiu da observação de que existe uma produção artistico-cultural vasta e riquíssima e que as pessoas que protagonizam estas ações poderiam estar trabalhando em conjunto, viabilizado por uma estrutura de rede, onde a base seria o auxilio mútuo.
No ano de 2015 resolvemos levar a frente esta ideia e no dia 21 de março de 2015 – Dia Internacional Contra a Discriminação Racial - nasceu o coletivo de arte e cultura negra de Santa Maria: Ará Dudu, Korpo Negro.
E já nasceu forte e belo! Recebeu, como nome de batismo, Ará Dudu, que em yoruba quer dizer “corpo negro” e que corpo negro é esse?
É o corpo que está na universidade, está fora da universidade, está nas ocupações urbanas, no Loteamento Cipriano da Rocha, na Santa Marta, na Gare, no Camobi, na Urlândia, está fora de Santa Maria... Em vários e em todos os lugares...
Ele é um dos elos de uma grande corrente.
Ele entende que eu sou porque nós somos – Ubuntu! Ele não quer ser somente a cereja do bolo, ele quer estar em todo o processo produtivo do bolo e inclusive, pensar sobre ele!
Quem é esse corpo negro?
São músicos, atrizes, atores, designers de moda, artistas visuais, historiadores, produtores culturais e executivos, percussionistas, ativistas e militantes, artistas e promotores de cultura negra de uma forma geral. Com diploma, sem diploma ou em vias de obter um diploma...na sua esmagadora e preta maioria, negros!
Mas, não negros também são bem vindos desde que sensíveis e sabedores de que estes espaços somente se constituem porque nele estamos, com o nosso legado cultural e histórico, a nossa forma de organização comunitária, a nossa ancestralidade, os nossos saberes e fazeres e que vamos caminhar juntos, mas cientes de que estamos aqui, respeitando a trajetória de cada um e de cada uma para construir, sobretudo, espaços de igualdade.

Pondà Assessoria
É uma empresa dedicada à Consultoria, Assessoria e Planejamento em Gestão de Projetos, Eventos Culturais e Esportivos que tem como missão ajudar seus clientes a divulgar produtos e serviços, idéias e imagens. Aliando experiência e atualização constante de seus profissionais, a Pondá Assessoria, está apta a desenvolver serviços e atividades de acordo com as necessidades do cliente. Na busca da melhor alternativa para sua atividade, instalação ou projetos culturais e esportivos, a Pondá Assessoria propõe e acompanha as soluções possíveis, otimizando a utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros para tornar seu projeto, viável, atrativo e rentável.

Apoios:
ASSUFSM
SEDUFSM
GEPA - Grupo de Estudos sobre o pós-Abolição
Incubadora Social da UFSM

Contatos:
coletivoaradudu@gmail.com (Página Ará Dudu)
pondaassessoria@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas